CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1960 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1970 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1980 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1990 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2000 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2010 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2020

Rio Capibaribe

NASCENTE DO CAPIBARIBE.
Sendo um dos principais cartões postais pernambucanos, o qual sempre aparece vistosamente banhando a capital Recife, o Rio Capibaribe, dá a honra a Jataúba de faze-la ser a primeira cidade do seu tão longo e majestoso trajeto. Há um grande empasse referente a qual município possui verdadeiramente a nascente do rio. Por um lado há evidências históricas e geográficas que pertence a Jataúba, por outro lado, os mesmo indícios indicam Poção, sua cidade vizinha.
Na capital do estado, o Rio Capibaribe é muito conhecido, ele é aquele que banha praticamente todo o centro histórico da cidade do Recife. Preguiçoso, lento e calmo, escorre suas águas escuras entre pontes antigas, igrejas de pedra e fachadas coloridas. Na capital de Pernambuco, o rio faz suas últimas curvas antes do encontro com o mar. Os recifenses até brincam. Eles dizem que na cidade "o Capibaribe se junta ao Beberibe para formar o Oceano Atlântico." Se no estuário o Capibaribe é famoso e grandioso, o que dizer de sua nascente? O que acontece, é que muitos não conhecem sua nascente, nem mesmo os nossos conterrâneos Jataubenses. Mas podemos a partir de agora, modificar um pouco essa história: nos primeiros metros, o Capibaribe não passa de um fiozinho de água (ver foto). A primeira ponte sobre o rio Capibaribe está entre esses dois municípios, de um lado Poção e do outro Jataúba e esta ponte é bastante pequena e improvisada, quando cruza a estrada, o Capibaribe parece que faz força para chegar do outro lado. Em seguida, o riozinho frágil vai se infiltrando no solo e desaparece no mato. Partindo das montanhas, 
o Capibaribe caminha por 270 quilômetros. Da nascente ao mar, atravessa 42 municípios. No pé da serra, reencontra-se o leito do rio, mas com visual já bem diferente. Logo abaixo da nascente, o que se espera de um rio é água correndo num volume cada vez maior, mas não é isso que acontece com o Capibaribe. Durante a maior parte do ano, não corre água por lá. O leito fica seco e o rio se transforma num caminho de areia. Por que isso ocorre? "Porque essa é uma região que chove pouco. Chove cerca de três meses durante o ano e por nove meses fica seco. Quando chove, geralmente temos chuvas de alta precipitação, muito forte e concentrada. Isso gera um volume de água grande na calha do rio e o rio enche rapidamente. O Capibaribe é parecido com a grande maioria dos rios do sertão nordestino e guarda outra surpresa, mesmo sem água na superfície, um rio invisível segue correndo debaixo da areia. Para aproveitar o lençol subterrâneo, os agricultores constroem poços. Os canteiros formam uma moldura verde em torno do leito claro. É um oásis produtivo em pleno agreste.

***


Fonte: Pesquisas Diversas
Redação: Guto Mineiro - Blog Memória Jataúba

_______________________________________________________________



A NASCENTE DO CAPIBARIBE
É 100% JATAUBENSE

O Rio Capibaribe deriva da língua tupi – Caapiuar-y-be ou Capibara-ybe (ou ipe) – e significa rio das Capivaras ou dos porcos selvagens. Sua nascente se localiza na Serra de Jacarará, na divisa dos municípios de Jataúba e Poção e deságua no Oceano Atlântico, no Recife. Existe uma “polêmica” referente à nascente do rio. Documentos e registros oficiais constam que o Capibaribe nasce na cidade de Poção, fato que ainda hoje é contestado por alguns Jataubenses, onde os mesmos dizem que a nascente do Capibaribe é “nossa”. 
Partindo desse pressuposto fomos em busca de informações mais minuciosas e encontramos uma reportagem intitulada “Estrada de Ferro do Limoeiro”, do Diário de Pernambuco do dia 29 de outubro de 1880, faz referência ao Rio Capibaribe e a Jataúba. “...vai sempre marginando o rio Capibaribe até a povoação do Jatobá da comarca do Brejo, onde larga esse rio no lugar denominado Mineiro...” confira na imagem abaixo.
Segundo relatos de pessoas que conhecem mais profundamente da nossa história, a nascente do Capibaribe é 100% Jataúbense.  Pesquisadores da UFPE tiveram presentes em nossa cidade há algumas décadas atrás para fazer um estudo sobre o rio, solicitaram um apoio logístico da prefeitura, porém o prefeito da época negou esse apoio. 
A partir daí os pesquisadores se deslocaram até a cidade de Poção e fizeram a mesma solicitação de apoio logístico à prefeitura de Poção e o prefeito da época, atendeu prontamente a solicitação, diante disso, os pesquisadores deram a Poção o título de Cidade onde nasce o Rio Capibaribe.
Hoje, o que o Capibaribe precisa é de um cuidado especial, desde sua nascente na cidade Jataúba até desaguar no Oceano Atlântico, na cidade do Recife. E nós enquanto Jataubenses, precisamos preservar o rio e sua nascente, e lutar para que não tenhamos nossa história apagada.



Fonte: Instituto Boa Vista / Diogenes Ramos - Blog Didi Ramos
Fotos: Divulgação/Observatório do Recife


***


CARTILHA SOBRE O "RIO JATAÚBA" AFLUENTE DO RIO CAPIBARIBE 





























Fonte e fotos: Cópia cedida pelo Professor Antônio Damião da Silva Melo Borrego
Edição e publicação: Publicações ANE



Janeiro/2015

***


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DESTA PÁGINA: Novembro/2019