CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1960 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1970 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1980 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1990 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2000 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2010 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2020

Fundação

O surgimento das primeiras pessoas na região das terras que seriam jataubenses deu-se em meados do século XIX, entre os anos de 1840 a 1850, quando chegou nesta região, a família do major “Vicente Nário”. Após a chegada do major, apareceram também as famílias: “Farias”; “Andrezas”; “Jenus”; “Andrades” e “Gregório Victorio”. Todas elas, provindas da zona da mata.



 Assim, antes mesmo da fundação oficial de Jataúba, os feirantes vindos do Jacu, já realizavam a venda de capim e rapadura nas sombras do  “Jatobazeiro” localizado às margens do Riacho Jundiá (atualmente denominado de rio Jataúba). Por esse motivo a então pequena vila começou a ser chamada de “Jatobá”. A origem do nome vem da palmeira nativa: Jatobá ou Jataíba (Hymenaea courbaril), do tupi. Com o tempo, a tal feira passou a ser um ponto de encontro entre os comerciantes da época, mas por causa das constantes enchentes, esse ponto de encontro passou a ser em um local mais elevado, escolheu-se então a Rua Dom Pedro I, mais conhecida como rua velha, a qual posteriormente foi nomeada de Rua São Sebastião.
 
Feira às sombras do Jatobá

No início da década de 60, quando ainda não havia represas nas regiões circovizinhas, outra grande enchente tomou boa parte das casas da rua velha, assim, os representantes da época resolveram aumentar o nível de toda a rua, e relocaram a tradicional feira para a rua nova, dita Rua Dom Pedro II (hoje, Av. José Lopes de Siqueira), no centro da cidade, por este motivo muitas casas da rua velha possui seu alicerce com mais de 2 metros de altura, mais precisamente as que beiram o já citado rio. Recentemente, no início da década de 2020, a feira mudou-se para a Praça Rodolfo Graussá, nas mediações onde funcionava o extinto Banco do Brasil.

Feira livre de Jataúba antigamente

A feira sempre foi conhecida e chamada de "Boca do Sertão" devido ao lugar ter proximidade com as áreas de criação de gado dos sertões da Paraíba, tanto que semanalmente era, e ainda hoje é, realizada a feira de gado, caprinos e ovinos. 

Tradicional feira de bovinos de Jataúba

Tradicional feira de caprinos de Jataúba

Tempos depois, por força da lei, a fundação deu-se de fato, o lugar tornou-se distrito do município do Brejo da Madre de Deus no ano de 1879, com o nome de Jatobá, no entanto, era chamada de “Jatobá do Brejo” . A vila passou a denominar-se JATAÚBA somente em 1943 para diferenciar-se, pois já existia um povoado neste mesmo estado com igual nome, situado às margens do “Rio São Francisco”. Tentou-se elevá-la à categoria de município em 31 de dezembro de 1958. Entretanto, o governador da época vetou esta elevação.

Vila de Jatobá do Brejo

Juntamente com o surgimento de Jataúba, surgiu também a capela sob a proteção do Santo “São Sebastião” que foi erguida no ano de 1847. Com o passar do tempo, essa pequena capela foi reformando-se e crescendo cada vez mais, até tornar-se Matriz em 04 de março de 1964. A primeira e principal reforma deu-se ainda no final da década de 1960, onde a igreja foi também ampliada. Embora nesta época a mesma ainda não tivesse a tradicional torre, foi um grande avanço. A obra foi realizada por: Mestre Braz Mineiro, Roque e Antônio Grilo.

Pedreiros responsáveis pela primeira grande reforma e ampliação da igreja


Reforma e ampliação da Igreja de São Sebastião

Tanque do Jacaré e Igreja de Jataúba antigamente (Já reformada)

Hoje, Jataúba ainda retrata dois dos seus principais traços iniciais: “A Igreja Matriz”: Simples, bonita e única no mundo inteiro e o novo “Pé de Jatobá”, localizado na Praça São Sebastião, próximo a Igreja Matriz. Dois monumentos históricos que mostra as raízes desta terra e traz para todos os jataubenses, uma viva lembrança de como tudo começou.

Principais monumentos históricos de Jataúba: a Igreja Matriz e o Pé de Jatobá




***


Fonte: Pesquisas Diversas
Redação: Guto Mineiro - Blog Memória Jataúba